top of page
  • Foto do escritorEscola Educare Arte Baby

A adaptação na Educação Infantil



Ao ingressar na escola, é muito comum que a criança se sinta insegura. Isso acontece por que o ambiente é completamente novo para ela e, principalmente, para os pais.


Desta forma, a adaptação existe como um mecanismo de aceitação entre a separação de um ambiente antes totalmente fechado, no sentido de proteção familiar, para outro em que há uma amplitude social diferenciada.


Não se pode dizer quanto tempo a adaptação leva para se estabelecer, porém é importante que seja gradual, com muita paciência entre ambos (escola e família).

Enquanto toda equipe está preparada para este momento tão importante, os pais devem prestar atenção ao que os profissionais aconselham, pois estes estão aptos e preparados para que tudo ocorra da melhor maneira possível. A partir deste acolhimento, pais e crianças adentram em um outro mundo, diferente do que já conhecia... O mundo escolar! Pais e crianças passam a ter uma nova rotina, pessoas são introduzidas em suas vidas e começa um grande processo de humanização da criança e dos pais.


O medo dos pais é naturalmente compreendido e acolhido pela equipe. Ter um suporte profissional é fundamental neste momento, pois este processo de adaptação- acolhimento, é um mecanismo realizado em conjunto e para isto realizamos diálogos, utilizamos ferramentas como o celular e o telefone, estreitando os vínculos a cada dia.


Adaptação é um meio de reconhecimento entre as novas realidades que se compõem: direção-escola-pais professoras e equipe de apoio, para o acolhimento adequado e o mais importante, o estabelecimento do vínculo afetivo.



JUSSÁRA EBERHARDT VIEIRA

CRP12/01105

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page