top of page
  • Foto do escritorEscola Educare Arte Baby

Um ano de pandemia... E a nossa escola, como está?



Dia 22 de março de 2020, estávamos em casa apreensivos com a notícia de um #vírus, que quase não conhecíamos. Os alunos, professores e pais tinham sido comunicados deste afastamento da escola, mas ninguém imaginava que seria algo tão “diferente”.


Ninguém poderia imaginar que o COVID-19 mudaria tanto a nossa forma de viver em sociedade. As regras, os combinados, o “normal”, já não eram tão certos assim. Mês a mês, fomos nos acostumando a nos recolher mais, a valorizar a família, a acolher os próprios medos, a “surtar” de vez em quando, a ter medo, mas nunca deixar de ter “esperança”.


Entrávamos na escola e era impossível não se lembrar dos sorrisos, dos gritinhos deles no parque, da visita deles em nossa sala, de um cotidiano tão rico em momentos de afeto... Como era difícil abrir a escola todas as manhãs.


Mas... Desde o início propomos enviar um pouquinho da escola para as famílias todas as sextas-feiras. Quando era quinta, o nosso coração já batia diferente, pois sabíamos que

na sexta poderíamos rever, nem que fosse pelo vidro dos automóveis os olhinhos brilhantes dos alunos e as suas famílias.


O tempo foi passando e vimos que a escola teria que permanecer fechada por mais tempo do que gostaríamos, mas... Novembro chegou e com ele a esperança! Pudemos reabrir a nossa Arte Baby, respeitando diversos protocolos e contando com a colaboração de todas as famílias envolvidas.




O nosso novo normal aconteceu de maneira organizada, muito bem pensada, debatida e elaborada para que tudo desse certo. E deu! Protocolos à parte, ver entrando novamente pelos portões da escola, aqueles olhinhos por cima das máscaras, nos encheu de emoção, alegria e desejo de continuar.


Nunca foi fácil... Desde o primeiro dia fechados, muitas angustias nos atormentara, como atormentaram os pais, crianças, familiares e todo o nosso povo brasileiro. Mas tínhamos a certeza de que iria passar... Tudo iria ficar bem e que àqueles foram dias de #cuidados e #preparação para este novo ciclo; esta nova maneira de viver.



Em nossa escola adotamos o Plancon da Secretaria Municipal de Educação. Participamos de encontros, debates e fizemos a nossa cartilha para os pais e funcionários, assim como um regimento interno com às novas regras.


Nos preparamos desde novembro de 2020 para o retorno seguro, que foi em janeiro de 2021. Nossa escola foi uma das primeiras a ter o seu PLANCON Homologado.




Nossos diferenciais:


  • Visitas agendas dos pais que querem conhecer a escola e a nossa metodologia;

  • Salas amplas e ventiladas, com o número de alunos reduzidos;

  • Amplo parque, contendo espaços de areia, grama e cimento;

  • Vários espaços pedagógicos externos, pois valorizamos as atividades ao ar livre;

  • Turmas separadas por idade, com 2 profissionais por turno;

  • Grupos de Whatsapp para cada turminha, onde são enviados recados;

  • fotos, vídeos e comunicados do grupo;

  • Uso de metodologias ativas;

  • Reuniões de pais on line por grupo ao longo do ano e conforme a necessidade;

  • Refeições e lanches feitos pela merendeira da escola, com a supervisão da nossa Nutricionista;

  • Trabalho com Projetos e com a Abordagem de Reggio Emília, na Itália, onde valorizamos o protagonismo infantil escutando, desenvolvendo as hipóteses das crianças e documentando as mesma;

  • Valorizamos o afeto e a atenção aos pequenos detalhes. Cada aluno é único e valorizamos e respeitamos a sua história;

  • Temos 26 anos de história na cidade e temos a satisfação de matricular os bebês de nossos ex-alunos.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page