top of page
  • Foto do escritorEscola Educare Arte Baby

A aprendizagem não se dá de fora pra dentro


A #aprendizagem não se dá de fora pra dentro. O sujeito aprendente, precisa estar encantado pelo objeto de estudo. Fazer do objeto uma constante evolução.

Por isso não adianta forçar o aprendiz a engolir o saber. Primeiro precisamos encantar com o olfato, com a visão, só depois com o apetite aberto, aguçar o paladar.

Tudo é encantamento.

O sujeito e o ato de aprender estão conectados pelo desejo. Se não há desejo, não há encantamento e sem se "encantar" não há interesse.

Como despertá-lo pelo conhecimento? É essa a verdadeira missão do educador.

Acredito que uma das respostas seja conhecer o seu aluno. Saber o que lhe provoca encantamento. Estudar a fundo quem está a sua frente. Quais os seus desejos e como são suas narrativas.

Outro fator é como fazer que o conhecimento chegue de maneira prazerosa até o seu aluno. Através de quais linguagens?

E por fim, #respeite o tempo de #desenvolvimento de cada um. Cada indivíduo tem o seu tempo biológico e sua maturidade intelectual. Não exija o que não faz sentido para a criança nesta faixa de desenvolvimento. Não deixe que a pressão dos pais e da sociedade corrompa a sua metodologia. Crianças exigidas são ansiosas e temem o fracasso. Esta não é a fase de pressionar, é a fase de deixar a criança errar, tentar, explorar todos os seus limites. Elas precisam que suas asas não sejam podadas, afinal, são indivíduos plenos, competentes e potentes.

Porque escrevi estas linhas? Porque recebi esta foto de um grupo, mas também porque sou prova viva de que eles me impressionam todos os dias, com suas conquistas, brincadeiras, afeto, amizade, enfim, porque sou apaixonada pelo sujeito criança!

Ana Lombardo - Diretora Educare Arte Baby

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page