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A importância do sono na infância e a relação entre o sono e o aprendizado.



Enquanto as crianças dormem, solidificam os seus aprendizados. Segundo a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), dormir é tão importante quanto a alimentação e higiene do bebê, pois além de ajudar no desenvolvimento intelectual, é nesse período de descanso que o corpo libera os hormônios de crescimento. Esta informação vale tanto para os menores, quanto para as crianças maiores. Além disso, outro documento também evidencia a grande importância do sono para o desenvolvimento da criança: um estudo de 2016 realizado pela Academia Americana de Medicina do Sono, elaborado em parceria com

médicos pediatras e através de pesquisa e análise de mais de 860 artigos científicos a respeito do assunto.


Nele é apontado que dormir pelo tempo recomendado para cada faixa etária está associado com a melhora na atenção, memória, comportamento, aprendizagem e controle emocional. Portanto, é de fundamental importância que pais, educadores e cuidadores respeitem o sono das crianças. (Texto retirado na Internet-Ateliê Carambola Escola)


Que tal darmos vez e voz para a saúde dos nossos pequenos? Aqui em nossa escola temos os nossos rituais de descanso, onde as professoras deixam o espaço aconchegante, pouco iluminado, com música adequada para que este momento seja restaurador e muito significativo. Nas salas dos maiores respeitamos as crianças que, a principio, não querem dormir, deixando-as descansarem em suas caminhas, ouvindo música tranquila e descansando a sua mente. Na maioria das vezes, estas mesmas crianças, acabam dormindo um soninho reparador e ao despertarem, estão tranquilas e preparadas para um novo turno de muita atividade.


Percebemos ao longo de anos que as crianças de período integral, são as que mais necessitam deste sono reparador. Elas chegam à escola e se deparam com vários estímulos : brincadeiras ao ar livre, psicomotricidade, atividades dirigidas , música e movimento e, após o almoço, sentem a necessidade do descanso. Àquelas que são privadas disto, algumas vezes por não terem vontade de dormir, outras vezes porque os pais não desejam que as mesmas durmam, tem um rendimento comprometido no outro período.


Temos relatos de crianças mais irritadas, sem motivação, sonolentas, com perda de memória e lentidão no raciocínio, desatentas e sem estímulos para as atividades que envolvam uma maior demanda de energia. Em contrapartida, observamos que estas mesmas crianças, quando dormem este soninho reparador, encaram o segundo período com uma maior disposição, com um melhor humor, ficam mais atentas e com uma maior

motivação para todas as atividades propostas.




Acreditamos que devemos respeitar e orientar cada criança. Elas trazem e demonstram os seus desejos e estes componentes básicos do dia a dia como dormir, comer, brincar, devem ser respeitados e acolhidos de maneira mais generosa.

Esperamos ter contribuído para elucidar este tema que é de vital importância para a saúde física e mental das crianças.


Um abraço! Diretora Ana Paula Jorge Lombardo

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