top of page
  • Foto do escritorEscola Educare Arte Baby

Tempero, temperinho, temperão... muitos sabores de montão!


Temperos naturais em colheres

Você gosta de comida com gosto, certo? Todos nós gostamos. Por isso a indústria dos alimentos desenvolveu inúmeros temperos artificiais para dar sabor aos alimentos e #VICIAR você e sua família. Dentro dos temperos tipo Sazon, Meu arroz, Caldo Knorr, Tempero completo, etc, existem ativos químicos que realçam o sabor e tornam a comida mais atraente. O fato é que esses mesmos ativos causam prejuízos a saúde principalmente relacionado à saúde mental. Eles contribuem para hiperatividade, déficit de atenção, Alzheimer, autismo. Por tanto, se você faz uso desses temperos, sugiro que jogue fora e leia com atenção as dicas abaixo. Há uma infinidade de temperos que podemos usar para adicionar sabores especiais e muita saúde nas receitas de casa, inclusive de crianças a partir de 1 ano de idade, substituindo os temperos prontos e industrializados. Além da dupla #alhoecebola, encontramos facilmente temperos como o alecrim, manjericão, coentro, cominho, cebola, tomilho, salsinha, cebolinha, canela, erva-doce, anis, hortelã, orégano, sálvia, gengibre, páprica, pimentas, manjerona, entre tantos outros. Use os temperos naturais com generosidade e criatividade, assim a quantidade de óleo e sal no preparo é reduzida!


Dicas da Nutri:

- Caldo de legumes caseiro: 1 colher de sopa de azeite de oliva, 500 gramas de músculo em cubos ou peito de frango, ½ cenoura em rodelas, ½ talo de salsão picado, 2 talos de salsinha, 2 ramos de tomilho fresco, 2 ramos de orégano fresco, ½ cebola média. Refogue até dourar a carne, a cebola, a cenoura e o salsão.

Adicione os demais ingredientes e cubra com 2 litros de água, cozinhando em uma panela destampada no fogo baixo até que todos os ingredientes estejam macios. Coe e reserve os legumes, que podem ser utilizados para preparar uma refeição. Esse caldo pode ser congelado por até 2 meses ou por 2 dias na geladeira.


- Feijão temperado: use folha de louro, cebola, cebolinha, pimenta, alho e salsinha. Doure a cebola e o alho, adicione o feijão cozido, coloque os temperos e um pouco de água para ferver e incorporar o sabor. Sirva ainda quente e aproveite!

Com Carinho,

Daniela Sabel

Nutricionista – CRN10 0731

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page